Gouveia MG

História

Gouveia foi fundada por Maria Gouveia, peça fundamental na história gouveiana, mas só prosperou após o Barão de São Roberto chegar a cidade.

Em 7 de abril de 1841, o curato, torna-se freguesia, com a fundação da Paróquia Santo Antônio de Gouveia. Nos primeiros anos, a paróquia pertenceu ao Arcebispado primaz de Mariana; até que no ano de 1854, foi desmembrada para o recém criado Bispado de Diamantina.

A industrialização de Gouveia começou por volta de 1850, com a ida do Barão de São Roberto (que veio da cidade de Viana do Castelo em Portugal), para realizar a instalação de uma fábrica de tecido. O Barão de São Roberto (Quintiliano Alves Ferreira) era um baronato que residia na cidade.

A fábrica de tecido então passou a chamar fábrica de São Roberto, que foi durante muito tempo a principal fonte econômica da cidade.(Também nome da pequena vila, próxima e pertencente à Gouveia).

O Barão de São Roberto, instalou sua casa no centro de Gouveia, uma casa pequena, pois ele guardava seu dinheiro, porque naquela época estavam falando da abolição da escravatura, e sem escravos, ele não conseguiria dinheiro. Então, o Barão (Quintiliano Alves Ferreira), virou um abolicionista e foi construindo pequenas casas e doando à seus escravos e à familiares. E, assim, povoando o pequeno povoado.

Matriz

Paróquia de Santo Antônio

Gouveia

Foto Panorâmica

Gouveia

Serra do Camelinho

Cachoeiras

Engenho da Bíblia

Hotel Kobu - Faça já a sua Reserva online. Clique no botão